quinta-feira, 23 de abril de 2015

Mexilhões

Vocês já comeram mexilhões? 

No Brasil em geral não há muito o hábito de comer mexilhões mas, em alguns países eles fazem parte da alimentação tradicional. Na Bélgica, por exemplo, os mexilhões são o prato nacional. Em Portugal também comemos mexilhões.


O mexilhão é um molusco bivalve que vive fixo às rochas costeiras e a sua concha tem cor negro-azulada. Pode viver em áreas entre marés e até completamente submerso.




Para se alimentar ele filtra a água do mar e é frequentemente usado como indicador de poluição marinha. A apanha do mexilhão é limitada para amadores. De vez em quando a sua apanha fica interditada devido à presença de toxinas que podem provocar diarréia. 

O tamanho ideal para ser apanhado é quando tem, no mínimo, 5 centímetros de largura e não deve ser apanhado entre 1 de maio e 15 de junho. Após apanhados devem ser limpos porque normalmente estão com algas presas nas suas conchas.


Em Portugal, faz parte da tradição, a apanha do mexilhão na sexta-feira Santa como eu já contei aqui.




Os mexilhões podem ser preparados de várias maneiras. Um dos modos pode ser como eu explico aqui. Corte cebolas e tomates, coloque numa frigideira como se fosse fazer um refogado. Coloque os mexilhões e mexa de vez em quando. Estarão prontos quando as suas conchas estiverem abertas.



Bom apetite! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário